O Science Pulse monitora o pulso científico nas redes sociais, acompanhando mais de mil perfis brasileiros e estrangeiros de cientistas, especialistas, organizações e iniciativas científicas e destaca, utilizando algoritmo próprio, as tendências de suas conversas.
A ferramenta foi criada pelo VOLT DATA LAB para auxiliar jornalistas a explorar assuntos científicos em evidência nas redes sociais, que dificilmente aparecem nos Trending Topics porque concorrem com temas que frequentemente possuem mais engajamento.
O objetivo é ajudar apurações e pautas por meio do acompanhamento de conteúdo sobre ciência no Twitter — um dos espaços importantes de divulgação de pesquisas e opiniões de cientistas e especialistas. Isso porque é difícil seguir milhares de perfis e explorar tudo o que eles compartilham.
O Science Pulse foi um projeto internacional — por isso foi desenvolvido em inglês — da VOLT DATA LAB apoiado pelo International Center for Journalists (ICFJ), sob o programa da Knight Fellowship. A Agência Bori foi parceira do projeto.