O VOLT DATA LAB é uma organização pioneira no campo do jornalismo de dados e dados aplicados à comunicação no Brasil. Fundada em 2014 pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, a empresa se destacou por seu trabalho inovador e impactante no cenário jornalístico brasileiro.
No passado, por falta de uma classificação melhor, a gente se considerava de uma agência de jornalismo de dados, mas nos últimos anos percebemos que vamos além disso: somos uma organização de suporte ao jornalismo.
O VOLT DATA LAB é uma organização com sede em São Paulo, mas temos profissionais em diversas cidades.
Atuação e Projetos
O Volt Data Lab desenvolve diversos projetos significativos:
Jornalismo Investigativo: A agência realiza investigações baseadas em dados públicos, buscando trazer mais transparência ao governo, ao debate político e às políticas públicas.
Núcleo Jornalismo: Em janeiro de 2020, o Volt Data Lab fundou o Núcleo, um veículo jornalístico dedicado a produzir investigações a partir de dados públicos.
Colaborações com grandes veículos: A agência tem parcerias com importantes veículos de comunicação, como Folha de S.Paulo, BBC Brasil, Intercept Brasil e Poder360.
Projeto de Impacto Social: O VOLT também desenvolve o Atlas da Notícia: Mapeamento de veículos produtores de conteúdo jornalístico no Brasil.
História
CRIADO COMO UM BLOG NO FIM DE 2014, o VOLT DATA LAB passou a se posicionar como uma agência de jornalismo independente focada em investigação, análise e visualização de dados, desenvolvendo projetos em diversas áreas, como política, economia, direitos humanos, mídia e tecnologia.
A partir de um dos nossos principais projetos, a Conta dos Passaralhos, que mostra as demissões de jornalistas no Brasil desde 2012, recebemos solicitações por parcerias e serviços, além de outras oportunidades. Nasceu daí a ideia de transformar o Volt em uma agência de jornalismo, produzindo conteúdo a partir de dados.
Nossa experiência é ampla: já produzimos relatórios de investimento, análises setoriais, reportagens do dia a dia, peças investigativas e especiais; criamos bancos de dados e visualizações interativas e avançadas; produzimos análises de orçamento público e ministramos cursos para comunicadores, entre outras atividades.
Desde o início, a ideia sempre foi ser uma iniciativa que produzisse material próprio, num contexto amplo e geral. Nenhum tópico estava fora da mesa, nenhum assunto estava longe o suficiente que não pudéssemos abordar. Segmentar o conteúdo próprio não estava no nosso foco.
O negócio evoluiu e vimos uma demanda crescente pelos serviços que prestamos. Como fornecedores de conteúdo, análises e tecnologia para o setor de comunicação, fazer de tudo é importante para nosso modelo: o que parceiros, redações, ONGs e outras agências e clientes nos comissionam para fazer, nós fazemos, desde que respeitada a ética jornalística e nossa área de atuação. Simples assim.
Mas, como quem nos acompanha sabe, temos também um lado editorial próprio, de pautas que nascem aqui dentro e que resultam em conteúdo próprio e independente, mesmo quando publicados com parceiros.
Constatamos que, após diversas reportagens sobre os mais variados tópicos, da política e economia à saúde e judiciário, a vocação do VOLT sempre tendeu para temas cuja natureza tem como fio condutor a tecnologia e mídia.